As Impactantes Ondas de Robotização, Internet e Inteligência Artificial sobre os Trabalhadores

4 de October de 2024 0 By focusbest

Essas ondas que se iniciaram nas últimas décadas do século XX,com a robotização tendo como coadjuvante a computação,promoveu uma grande perda de postos de trabalho.

Na sequência também coadjuvada pela computação,adveio a internet que acabou por atingir outros nichos de funções dos trabalhadores.
Nesse momento,talvez de uma forma mais contundente,deparamos com a Inteligência Artificial,que se expande de forma acelerada nas mais diversas opções de trabalho

Já prenunciamos o retorno dos robôs em nova apresentação,agora como humanóides, esses poderão atingir uma categoria de trabalho que se apresenta mais protegida,que seria a de serviços.
Diante desse quadro como fica o homem,estando passível de uma possível perda das possibilidades de vir a trabalhar.


Entende-se que o trabalho é um elemento essencial da vida do ser humano. Ele está inserido no cotidiano do homem há milhares de anos,estando a par inclusive de se obter renda financeira,sendo que na verdade o trabalho proporciona conhecimento em si ,da sociedade, além de aflorar a criatividade.
Diante dessas ondas impactantes,cabe a nós nos prepararmos para aprendermos a surfar nessas ondas.
Numa primeira constatação,acreditamos que cabe aos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário,usando característica que ainda não dispõem,Dinamismo a nível de internet ,de implementar os ajustes necessários ao momento que a sociedade enfrenta,visualizando a progressão dos impactos que estão por advir.

Uma Economia não sobrevive sem que seus habitantes disponham de renda,dessa forma diante da perda dos postos de trabalho,nos resta compartilhar os que restaram. Dessa forma teremos que diminuir o tempo de duração de trabalho para 4 e 6 horas,sem diminuir o salário,para que consigamos aumentar os postos de trabalho.
Necessitamos contar de uma forma relevante do amparo dos Sindicatos,instrumentos de lutas coletivas,que se dispõem a fazer valer os direitos adquiridos pelo trabalhador e agora nesse momento a reinvindicar os novos direitos que se fizerem necessários.


Precisamos de estudos das Ciências Humanas,mas notadamente da Sociologia, também de forma dinâmica,para que possamos continuar no papel de Protagonistas e não de coadjuvantes nesse nosso Planeta.