Crédito de Carbono aos Munícipes de região de Seca
Sabemos que a região Nordeste do Brasil,hoje vitimizada por grandes períodos de seca,no passado já foi arborizada, possivelmente palco de Florestas.
Ocorre que hoje com o advento de água em algumas regiões,percebeu-se que o solo é fértil e que pode ser passivo de Reflorestamento.
Árvores frondosas como a da Fruta Pão,Abacate e Manga,se desenvolvem na região,oferecendo muitos frutos e contribuindo prá melhoria do Meio Ambiente.
Os Munícipes da região tentam se valer da agricultura de sustento próprio, mas ocorre que a seca não permite uma constância produtiva das plantações, as áreas são desperdiçadas por não oferecer produção de alimentos nem melhoria do Meio Ambiente, pois é uma agricultura rasteira.
Melhor seria resolver o problema do clima, onde a falta de arborização da região contribui em muito pela escassez de chuvas.
A sugestão seria frutificar,ou reflorestar com árvores frutíferas percentual das terras dos Munícipes.
Temos aclimatado no Nordeste, por exemplo árvores frondosas,algumas de crescimento rápido que se desenvolvem de maneira vistosa, como a Fruta Pão que é de grande valor nutritivo e até medicamentoso servindo de alimento para homens e animais,o abacate de onde se obtém azeite saudável com grande potencial à exportação bem como a manga, e pode se pensar em pesquisar outras árvores como a Oliveira,podendo adaptar mudas do Chile, Oriente Médio e da África.
A sugestão é que se plante árvores frutíferas nas propriedades dos Munícipes da região em pelo menos 50% da área, em pouco tempo poderíamos obter uma mudança climática, onde os frutos seriam consumidos e vendidos e como consequência poderíamos ter uma melhor distribuição de chuvas, que proporcionaria a possibilidade de se plantar e colher na área restante,alimentos provenientes da agricultura rasteira, para consumo próprio.
Seria de importância, conscientização da população através da Prefeitura e Governo Federal, que se encarregaria de oferecer incentivos.
O momento da preocupação com o Meio Ambiente,oferece oportunidades,como as do Crédito de Carbono. Pensamos que ao invés de oferecer Credito de Carbono, individualizado por uma área contínua,ele seja ofertado a um Município ou Região onde houve reflorestamento,o crédito seria dividido proporcionalmente às áreas reflorestadas de cada Munícipe.
Incentivo do governo seria, antecipação de Crédito de Carbono, mudas com orientação de plantio e duas cisternas de água com garantia de abastecimento. Seria interessante a implantação de Cooperativa e agro Indústria para comercialização e beneficiamento das frutas.
A idéia é recuperar áreas degradadas em benefício do Meio Ambiente, oferecendo alimento e renda à População e quem sabe por sorte transformar o Nordeste num grande Pomar.
Wow, marvelous weblog layout! How long have you been blogging for? you make running a blog look easy. The full look of your web site is wonderful, let alone the content!