A Conveniência de Desdolarizar a Economia Doméstica de uma nação.

21 de April de 2024 0 By focusbest

Economia Doméstica de uma nação é aquela que representa a soma dos Bens e Serviços oferecidos dentro do país.
O que distingue países economicamente fortalecidos são suas moedas e são através delas que a mola propulsora do progresso e estabilidade social são consagrados.
É muito problemático para uma nação uma economia em que uma moeda estrangeira,sujeita a variações,as mais diversas possíveis,concorra com a moeda nacional.
Faz-se necessário conscientização da população,sob orientação de um governo central de se fixar apenas na circulação da moeda nacional,desconsiderando transacionar na Economia Doméstica com moedas estrangeiras. Aos estrangeiros quando na sua entrada no país, farão o câmbio de suas moedas pela moeda do país.
As dividas externas são pagas com moedas fortes,seria mais conveniente aos países que seus nacionais não fiquem se apossando e retendo essas moedas fortes,elas podem fazer falta ao país nas tratativas financeiras internacionais.
As ofertas de empréstimos financeiros em moedas fortes à países com economia momentaneamente vulnerável, não demonstrou ser frutuoso aos países que se valeram desses empréstimos,pois muitas vezes,esses empréstimos vinham atrelados a Planos Econômicos de criação de não nacionais,que desconheciam os entrames políticos sociais do país.
Países de potencial exportador de bens duráveis, agrícolas e de turismo arrecadam muitas moedas fortes,em se desvinculando a Economia Doméstica dessas moedas, conseguirá valorizar a sua própria moeda,podendo inclusive torná-la aceitável em transações internacionais,o que lhes possibilitará adquirir facilidade nos pagamentos de dívida externa .
Uma nação endividada,entra num ciclo de negatividade,a confiança fica abalada,melhor que se endividar com moedas alienígenas é poder investir com sua própria moeda.