Justiça Dinâmica;Recurso Único em Decisão Multidisciplinar

22 de August de 2024 0 By focusbest

Existem atualmente no Brasil, correndo na Justiça 84 milhões de processos, número por demais elevado, ocasionando uma demora excessiva nas decisões finais e resolutivas da Justiça.
Pensamos em acelerar as decisões judiciais de uma forma abalizada,em tempo hábil, dispensando a possibilidade de inúmeros recursos,que são dispendiosos e que em muitas vezes em razão do fator tempo,podem oferecer distorções numa melhor decisão.
Fato relevante num processo é a memorização dos fatos pelas pessoas envolvidas,ocorre que fatores diversos ao longo do tempo podem interferir na lembrança dos fatos,sabemos que a duração da memória de um fato é um processo complexo e individualizado.
A demora nas decisões processuais,segundo a Sociologia,gera uma série de consequências negativas que vão além de um simples atraso na resolução de conflitos
Podemos citar,perda de confiança na Justiça,aumento da sensação de insegurança,custos sociais, econômicos e o mais preocupante,custos psicológicos.
Tendo ciência que a ilimitada possibilidade de recursos vem a ser a causadora do grande número de processos com decisões em aguardo,tendo processos que duram décadas,onde muitas vezes temos falecimento de envolvidos.
Temos hoje novos recursos tecnológicos como a informática e a internet que propicia conexões on line,a Inteligência Artificial já é um recurso utilizado,teria que ser bem avaliada para decisões,serviria mais para questionamentos.
Acreditamos que poderíamos implementar o Recurso Único Multidisciplinar em várias esferas do Direito Processual.
Teríamos Tribunais Regionais de Recursos Multidisciplinares,onde após primeira Decisão,se houvesse opção de Recurso,seria encaminhado para esse Tribunal,onde teríamos profissionais de áreas específicas necessários a corroborar na decisão do Recurso.
Podemos exemplificar num Divórcio, teríamos,juiz,advogado, assistente social, psicólogo e economista.Esse colegiado, acreditamos que estaria plenamente qualificado a proferir uma sentença de forma justa, rápida e definitiva.
O Processo poderia ser on-line,onde os participantes tomariam conhecimento do mesmo e poderiam solicitar as partes do processo mais informações ou se necessário Laudos.Numa segunda reunião,de posse das informações e Laudos,poderiam em conjunto proferir uma decisão.
Os participantes desse colegiado Processual Multidisciplinar,poderiam ser nomeados por concurso,ou indicados por tempo determinado pelos Conselhos Profissionais.
Nos Recursos Multidisciplinares, teríamos as decisões valorizadas pela maior participação da Sociedade.