Fim da escala 6×1, significa maior empregabilidade em razão do aumento de consumo e maior valorização dos empregados efetivos,que deverão estar inseridos num processo coletivo de melhora da saúde laboral da Nação.
Com o fim da escala 6×1 e a adoção da escala 5-(4h)x2 em substituição,teremos um aumento absoluto de consumo,pois com esse dia e meio a mais de folga para o trabalhador,proporcionará ao comércio com reflexo na Indústria,um novo sábado que vem a ser o dia de maior consumo semanal, diluído por toda a semana
Na verdade, pode significar um percentual mais impactante que o próprio sábado,pois na escala 6×1,com apenas um dia de folga,para os trabalhadores, notadamente as mulheres,esse dia de folga é dedicado aos afazeres domésticos, razão essa que muitas pessoas nessa escala 6×1, não dispõe de tempo para consumo ou mesmo o necessário tempo para o Lazer.
A Psicologia considera o Lazer uma atividade essencial para a saúde mental,física,bem estar e desenvolvimento pessoal.
Com dois dias e meio de folga o trabalhador estará mais condicionado à controlar o Estresse e a Ansiedade,o que determinará a melhora da qualidade de vida,o que será um incentivo a criatividade,aumentando a auto confiança,diante disso questionamos, não seria melhor para o empregador um funcionário nestas condições ?
Caberá ao empregador valorizar esse funcionário efetivo da sua empresa.
A redução mensal da jornada de trabalho estará em torno de 14% a 15% ao mês,insignificante diante das benesses auferidas pela empresa,mas muito a ser valorizada pelos empregados efetivos.
Teremos menos faltas,o que ajudará as empresas na equalização da escala diária de trabalho.
Entendemos que na implementação da escala 5-(4h)X2 estaremos oferecendo um incentivo à trabalhar para as pessoas momentaneamente na condição de “Nem Nem”.
Paralelamente ao valoroso propósito do fim da escala 6×1,fica uma sugestão deste autor inserida no Blog: Focando em Melhorias, Post :” 20 horas semanais de trabalho à ser determinada em 30% das vagas das Empresas”,bastando acessar o Google ou no LinkedIn.
A medida do fim da escala 6×1,tem muito à ser apoiada,nem que fosse apenas pelo fato dela significar maior empregabilidade com qualidade de vida .
Louvemos se essa Proposição passar pelo Congresso, pois poderemos,salvo falha de memória,ter pela primeira vez em décadas uma proposição voltada à grande massa de eleitores,na verdade será do Povo para o Povo .