Acordo Comercial Mercosul – União Europeia;Projeção de Resultados
Nesse acordo,países do Mercosul e União Europeia,temos duas discrepâncias:
– O valor das moedas do Mercosul em relação aos da União Europeia.
– Os juros bancários, do Mercosul, notadamente os do Brasil em relação aos da União Europeia.
Essas discrepâncias podem criar condições,caso não haja salvaguardas,de canibalização da Indústria do Mercosul.
Faz-se necessário medidas eficientes ,como linhas de crédito com juros acessíveis ,para as indústrias do Mercosul se modernizarem para poderem se equiparar às da União Europeia.
Essa modernização dos equipamentos fabris poderá ser feita através da aquisição em fábricas da própria União Europeia,comprados agora sem tarifas.
Medidas preventivas sobre negociação de empresas, poderão passar pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), devendo ser atuante na preservação dos interesses econômicos do Brasil.
Medidas semelhantes devem ser tomadas por demais países do Mercosul.
Quanto aos juros,seria de bom alvitre a instalação de Bancos Europeus no Mercosul, oferecendo juros praticados na União Europeia.
Com juros atrativos às indústrias do Mercosul, algumas centenárias de Know How qualificados,se proporiam a instalar plantas de produção por diversos países da União Europeia.
Em contra partida, a União Europeia,em se valendo de um atrativo mercado de aproximadamente trezentos milhões de pessoas,onde se encontra mão de obra barata e de fácil capacitação,poderá criar uma processo de reindustrialização de todos os países do Mercosul,com suas plantas industriais se instalando no Mercosul.
Essa área de comércio de Setecentos milhões de pessoas,deverá atrair indústrias de países como China, Japão, Inglaterra e Estados Unidos,entre outros .
Quanto a Agricultura,os agricultores da União Europeia, poderão lançar suas sementes além da Europa,pois diferentemente do clima da Europa,com inverno prolongado que dificulta a agricultura no período,poderão estar abertos a parcerias no Mercosul para produção durante o ano todo .
O transporte turístico e o comercial deverá ser incrementado, criando novas conexões aéreas e marítimas.
Necessário nesse acordo a valorização do comércio eletrônico ,onde sejam apresentados os mais diversos produtos produzidos pelos países do grupo .
Essa parceria Mercosul – União Europeia, está a criar um cenário Geopolítico e Comercial de relevância complexa e competitiva,onde agricultores e empresários,serão agraciados com a quase duplicação de seus mercados,isentos de Tarifas