Trem de Levitação Magnética (Maglev) de tecnologia brasileira,com possibilidade de ser implantado em breve
Falamos do Maglev-Cobra, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), até 2.020 testes foram realizados.
A tecnologia Maglev-Cobra é a proposta de um veículo com múltiplas articulações, que funciona com levitação magnética empregando supercondutores e trilhos de imãs de terras raras,essas inclusive iniciando exploração em Poços de Caldas.
Poucos países dispõe dessa tecnologia, e ela tem um custo e manutenção equivalente a pouco mais de um terço do custo da implantação de trens convencionais. Por ser ativado por eletricidade, já se mostra contemporâneo aos novos tempos que projetamos para o Meio Ambiente,onde dispensamos combustíveis fósseis.
Os testes do Maglev-Cobra,foram interrompidos,etapas foram canceladas,Brasil e o mundo clama por transporte não poluente,barato e de mobilidade.
Brasil orça ligações ferroviárias entre cidades a custos exorbitantes para implantação, para décadas futuras e com tecnologia ultrapassada. Um projeto da magnitude do Maglev-Cobra, cabe a viabilização de consórcio de empresas Público/Privadas,onde temos as governamentais voltadas a infra estrutura e tecnologia e privadas que se enquadram bem nesse projeto,como a Embraer, possivelmente através da sua subsidiária focada em mobilidade urbana,a EVE, as fábricas de vagões,as encarroçadoras de ônibus,a Weg e toda a Engenharia Nacional .
Para aprimoramento dos testes, pensamos na adaptação ao projeto do Monotrilho de Poços de Caldas MG,num percurso suspenso em estrutura de concreto a uma altura de 14 metros do solo, num percurso de 5 kms,com onze estações, que liga do centro da cidade,junto a um terminal de ônibus,até a Rodoviária e ao Shopping da cidade,bem como a futura sede da Prefeitura da cidade .
Tem se a estrutura, que cedeu num espaço de 50 metros que precisa ser restaurada, além do veículo de passageiros, esse em ordem. Seria interessante verificar se a tecnologia do Maglev-Cobra,pode ser adaptada ao projeto do Monotrilho de Poços de Caldas.
A um custo em real podemos imaginar na implantação do Maglev-Cobra em percursos tipo Rio-São Paulo, Campinas -São Paulo, ligando cidades do Sul,Brasilia-Goiania,capitais do nordeste, onde poderia se desembarcar em alguma delas e percorrer outras no Maglev-Cobra. Quanto às sugestões de implantação em áreas urbanas, são infinitas .
Tem se que entender que as nações com grande desempenho em Balança Comercial, são do mundo tecnológico, e o Brasil com o Maglev-Cobra, tem um grande trunfo para prosperar com desenvolvimento,economia de pagamento de royalties, e vindo a ser um grande credor de Royalties.