Revitalização de Áreas Degradadas,para que se tornem Espaços Urbanos Sustentáveis
Num ambiente de áreas degradadas encontramos, prédios residências,comerciais,mistos, públicos e logradouros de convivência dos cidadãos. Para que essas áreas se tornem espaços urbanos sustentáveis,todos os quesitos tem que ser avaliados de forma que se verifique o que pode ser restaurado.
Acreditamos que profissionais capacitados preservem muitos dos prédios.Os que não forem passíveis de restauração,podem vir a ser demolidos, mediante indenização dos proprietários e se tornarem logradouros de convivência,praças, que poderão ser preenchidos por empreendimentos que valorizem de forma sustentável a área.
Os Departamentos de Urbanismo das prefeituras se incumbiriam com seus engenheiros e arquitetos de planejarem um projeto master das obras à serem realizadas. Nesse projeto seria interessante instalação de câmeras,com alto falantes para impedir que danos sejam causados às obras por infratores.
Seria de incentivo a isenção do Iptu .
Na implementação dessas obras muitas oportunidades de. emprego serão criadas,sendo necessário a qualificação dos interessados em participar dos trabalhos.
Cursos são oferecidos,como o curso técnico de Construção e Reforma do Sebrae ,dentre outros .
Em Portugal,zelando por obras públicas e privadas das cidades,o trabalho de restauro é de grande valia ,seria interessante um convênio com institutos de ensino de Portugal,que promovam esses cursos de restauração.
As construções de décadas passadas do Brasil são de grande valor arquitetônico e originalidade ,merecendo ser revitalizadas. Seria interessante sugerir a criação de Cooperativas de Prestação de Serviços.
O Sebrae poderia criar um espaço no seu site onde os profissionais qualificados aos trabalhos de revitalização pudessem se cadastrar de forma fosse possível contactar profissionais capacitados à criarem cooperativas de prestação de serviços.
A indústria poderia ser incentivada a aumentar a produção de andaimes elétricos. Os proprietários dos imóveis, poderiam se valer de empréstimos para reforma de seus espaços através dos bancos,com prazo de carência de dois anos,para após concluída as reformas,darem início ao pagamento do financiamento.
Nesse espaço de tempo o imóvel poderia ser vendido ou alugado .
Aluguel com Seguro Fiança,possibilita garantia de recebimento,com serviço incluso de reparos nos imóveis. Investidores que tem preferência por imóvel de locação,poderiam se interessar em adquirir esses imóveis.
Pessoas desprovidas de moradia e trabalho,moradoras dessas áreas degradadas poderiam ser entrevistadas para ver se haveria interesse de participarem dos cursos e das obras de revitalização.
É de interesse termos Áreas Sustentáveis,no coração de nossas cidades ,o bem estar,a economia e mesmo o turismo agradecem,ficamos no aguardo de iniciativas legais pela segurança.