Importação de carros elétricos e híbridos da China,fazendo valer o acordo do BRICs,para fazer os pagamentos em Real

22 de September de 2024 0 By focusbest

Os carros elétricos possuem um papel crucial na redução de emissões de gases do Efeito Estufa,pois não queimam combustíveis fósseis,o que evita a emissão de dióxido de carbono ( CO2),assim como outros poluentes o que possibilita a melhora da qualidade do ar urbano, além de reduzir a poluição sonora.
No advento do carro elétrico,a indústria automobilística instalada no país, não se ateve aos conclames por restabelecer qualidade ao meio ambiente.
Projeções da indústria automobilística instalada,falam em produzir carros elétricos no país em 2.026.
A Balança Comercial brasileira de veículos tem apresentado um déficit industrial aumentado devido às importações de carros de passageiros elétricos e híbridos.
De janeiro a junho de 2.024,as exportações caíram 28,3% e as importações subiram 37,7%.
Sabemos da importância de adotarmos veículos elétricos para qualificarmos o Meio Ambiente,mas pelo fato do comércio ser feito em dólar,estamos afetando a Balança Comercial por um produto que não vem a ser de primeira necessidade à População,como seriam os Alimentos.
Estamos na perspectiva de ter uma moeda própria do BRICS,mas enquanto a nova moeda não se torna realidade,os países do BRICS também vem trabalhando a possibilidade de uso de suas moedas nacionais no comércio bilateral em substituição ao dólar.
Brasil e China,países membros do BRICS,poderiam avaliar com a participação de suas empresas,a possibilidade das importações de veículos elétricos e híbridos pelo Brasil,possam ser pagas em Real.
Essa pode ser uma tratativa de se dar início a um acordo de grande montante do BRICS.
Com o pagamento em Real,o comércio será fortalecido com duas possibilidades para o Brasil :
-As empresas chinesas poderiam se valer do Real para transações com outros países,o que valorizaria o Real no comércio internacional como moeda cambial e comercial.
-As outra possibilidade é a de empresas chinesas decidam por utilizar o Real no próprio Brasil,aí teríamos a reversão de uma importação em Investimento,pois isso se dará se os recursos forem aplicados no próprio Brasil.
Atualmente já temos fábricas exportadoras de veículos da China para o Brasil,decididas a investir no Brasil instalando fábricas para produzir veículos.
Os pagamentos que eles vierem a receber em Real,os torna plenamente capacitados a instalar suas fábricas no Brasil,sendo que o que eles vierem a receber por vendas no Brasil,será aplicado e investido no nosso próprio país.
Seria por demais interessante que as fábricas à serem instaladas atendessem a vasta gama de consumidores para a faixa de veículos até R$ 60.000,00,oferecendo financiamento próprio a juros praticados no exterior.