Juros elevados aumentam a desigualdade e desincentivam a criação de novas empresas, que poderiam gerar mais empregos

18 de January de 2026 0 By focusbest

Juros elevados beneficiam primariamente os detentores de capital e investidores em títulos (renda fixa)que recebem retornos maiores.
Em contrapartida, prejudicam a maioria da população que depende de crédito para consumo ou que paga juros em dívidas como cartão de crédito e cheque especial.Isso tende a aprofundar a concentração de renda,contrariando um objetivo central progressista de reduzir a desigualdade.
Taxas de juros elevadas aumentam o custo do crédito e desestimulam o consumo das famílias,a expansão das empresas e a criação de novas .
Os juros altos podem ter sido o maior incentivador da criação de bancos no Brasil ,hoje mais de 100, isso em detrimento a criação de indústrias, onde com o aumento do custo de capital para as indústrias,encareceu o financiamento necessário para que novas fossem criadas para propiciar a geração de novos empregos.
Um possível empresário, brasileiro ou estrangeiro,se sente incentivado a criar uma indústria a partir da visualização de um mercado consumidor atraente.
Para apresentar este consumidor atraente à investimentos para indústria,deveremos apresentá-lo com baixo nível de endividamento e capacitado a utilizar crédito
bancário com juros adequados,tipo os praticados e oferecidos pelas instituições financeiras do primeiro mundo.
Ademais,no momento com a expansão do comércio eletrônico,os níveis inflacionários baixaram de forma acentuada,sendo necessário verificar qual a razão de altos juros ao consumidor,onde se lhe fosse oferecido a taxa da Selic,já estaria satisfeito,ocorre que ao consumidor as taxas de juros cobradas pelos bancos são muito mais elevadas o que os impede de poder auferir de consumo satisfatório.