Capacitação Política
Faz se necessária a capacitação dos políticos.
Dessa forma seria oferecido curso pela internet a todos os interessados em postular um cargo eletivo.
As matérias do curso seriam todas necessárias a capacitação dos políticos de maneira que estudassem os problemas e oferecessem as melhores soluções .
A avaliação dos participantes seria feita numa prova de âmbito nacional tipo ENEM, onde o candidato teria que atingir uma nota qualificadora para conquistar o direito de concorrer a um cargo eletivo .
Essa prova qualificadora, com a devida aprovação , seria requisito básico para a disputa de todos os cargos eletivos do país .
Os candidatos aprovados fariam suas campanhas oferecendo seus dados , projetos e currículo pela internet , para conhecimento dos eleitores .
A presidência seria disputada entre os dez melhores colocados .
Aos governos dos estados poderiam concorrer candidatos entre os quinhentos melhores classificados , sendo cinco melhores colocados a disputar o cargo.
Ao senado , seriam três vagas de senadores por região do país , totalizando quinze vagas , podendo concorrer os candidatos entre os mil melhores classificados , sendo cem melhores colocados a disputar as vagas.
Para a câmara , seriam cem vagas podendo concorrer candidatos entre os dois mil melhores classificados , representando proporcionalmente a população dos estados .
As assembléias estaduais teriam nove deputados , podendo concorrer entre os três mil melhores classificados.
As prefeituras poderiam concorrer os classificados entre os cinco mil melhores classificados , podendo concorrer ao cargo os quatro melhores classificados .
As camaras municipais disporiam de cinco vagas podendo concorrer classificados entre os cinco mil melhores , concorrendo aos cargos os vinte melhores classificados .
A eleição seria realizada em duas etapas com intervalo de dois anos .
Na primeira etapa :
Presidente
Senadores
Deputados Federais
Na segunda etapa :
Governadores
Prefeitos
Deputados Estaduais
Vereadores
Nessa tratativa não se distingue o local de nascimento , afinal somos todos brasileiros , prevalecendo a capacidade da pessoa a ser eleita .
Necessário , canal aberto em todas as esferas políticas na internet para sugestões da população com o devido acesso para consulta e divulgação das mesmas .
Para implantação dessa nova disputa eleitoral seria necessário um projeto de Lei de iniciativa popular ou um plebiscito .
Mas o que poderia agIilizar a proposição seria a internet , as redes sociais e a mídia.