Tratado de Livre Comércio Mercosul/União Européia, Reflexão !!!

4 de January de 2024 0 By focusbest

Surgem dúvidas do que pode acontecer nesse Tratado onde temos 28 países da União Européia com moeda forte e 5 países do Mercosul com moedas de pouco valor e que não são cambiáveis nem no próprio Mercosul.


Se as empresas do Mercosul se tornarem interessantes à União Européia ,poderiam ser adquiridas com facilidade pelos membros da União Européia,utilizando o fator da moeda forte.


Em discordância o fato dos membros do Mercosul,com suas moedas de pouco valor, não poderiam ter possibilidade de adquirir empresas da União Européia ,será sempre apenas comprador de mercadorias.
O Mercosul não corre o risco de ser Canibalizado Empresarialmente?


Salvaguardas seriam necessárias,pois já enfrentamos o peso do dólar com apenas um país,como pode ser enfrentar 28 países com o Euro, moeda mais forte ainda.


Nesse acordo para que possa ser dispensadas Salvaguardas,seria de bom alvitre a adoção do Euro pelo Mercosul ou uma paridade cambial de suas moedas com o Euro.


Condições mais satisfatórias nesse Tratado aos países do Mercosul, notadamente para Brasil e Argentina,seria a partir da adoção da Moeda dos BRICs.


Poderíamos também contar com a adoção,pelos países do Mercosul que não fazem parte do BRICs, da moeda dos BRICs, pode ser viável. Dessa forma haverá mais equivalência monetária nesse acordo,pois com certeza a moeda dos BRICs, poderá concorrer com moedas fortes.


Em verdade o Mercosul também entende da importância de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.