Parceria Público Privada na Agricultura e Agroindústria
A maior riqueza do Brasil é a sua vasta extensão territorial com solo e clima propício à agricultura em sua totalidade.
Ocorre que a área ,estando agriculturável, no país está por volta de 10%,acreditamos ser um pequeno percentual,que não satisfaz na prática à Segurança Alimentar da população.
O Brasil mesmo com o sub aproveitamento de suas áreas agriculturáveis é um dos maiores abastecedores de alimentos do Planeta .
Dessa forma temos um grande e em expansão mercado comprador da nossa produção agrícola, isso gera satisfação por proporcionarmos alimentação à outros países e riquezas para o Brasil.
Seria interessante potencializarmos essa vocação agrícola.Mas para dinamizarmos,precisamos de mais recursos para organizarmos estruturas e preparar pessoas .
Recursos poderiam advir do Depósito Compulsório que os bancos encaminham ao Banco Central,o próprio nome diz,pois Depósito tem muito há ver com estacionado,parado,em consequência é um dinheiro que não gera riquezas.
Quanto às pessoas,temos Institutos de Pesquisas Agrícolas,com trabalhos de excelência,que em muito já nos ajudaram.
Nossas Faculdades de Agronomia e Colégios Técnicos Agrícolas,formam profissionais plenamente capacitados à trabalhos atuais e a novos desafios profissionais que advierem.
Caberia ao Ministério da Agricultura,levantar informações de áreas com maior potencial agrícola,que não se encontram produtivas .
Com levantamento feito,propor aos donos dessas áreas Parcerias Público Privadas ou simplesmente o arrendamento das áreas.
Nessa operação teríamos a possibilidade de gerar muita empregabilidade.A administração dessas áreas ficariam à profissionais concursados das áreas afins e de Administração de Empresas.
Primordialmente, cuidariamos da expansão agrícola de produtos de maior necessidade e de que importamos,tipo arroz, feijão,trigo,azeitonas
Seria interessante para valorizar a produção,trabalharmos concomitantemente com a Agroindustria.
De forma a controlar a inflação causada por escassez de verduras e leguminosas, poderíamos criar Cinturões Verdes por todo o país, ocorre que o grande abastecedor de verduras e leguminosas do país está concentrado na Região do Ceasa de São Paulo,não tem como entender essa indisponibilidade de Cinturões Verdes e Ceasas nas outras regiões,muitos empregos também seriam criados .
Visando Reflorestamento,30% das novas áreas agriculturáveis,deveriam ser destinadas a reflorestamento,podendo ser feito com árvores frutíferas,que dessa forma beneficiariam o Meio Ambiente e gerariam alimentos e riquezas.
A opção pela Agricultura, que vem a ser renovável é bem mais interessante ao país do que a exploração de nossas riquezas minerais.