Cooperativas Orientadas pelas Prefeituras aos Beneficiários do Programa de Transferência de Renda ,Bolsa Família e aos Desempregados
Cabe celebração a implantação do Programa da Bolsa Família,pois fez com que o Brasil se retirasse do Mapa da Fome Global, além de proporcionar aquecimento da economia nos Municípios, servindo de modelo à outras Nações,para programas de combate à fome
Aos mais velhos fica a lembrança,agora distante,de imagens nos telejornais,de mulheres em nosso país cozinhando grãos de feijão em fogo improvisado a lenha,para tentar saciar a fome de seus filhos.
Em verdade os valores do Bolsa Família são suficientes para uma cesta básica familiar, não cobre todos os gastos para manutenção da família,gastos esses diversos.
Nesse momento, onde no horizonte,com o advento da Inteligência Artificial, vislumbramos mais perdas do que novos postos de trabalho,pensamos em criar não propriamente empregos,mas postos de Trabalho.
A sugestão é de se criar Cooperativas de Trabalho orientadas pelas Prefeituras,num programa que poderia ser Administrado pelo Ministério das Cidades.
Nossas cidades, urbanísticamente, estão aquém do desejável,somos um país que carece de muitas obras, não díspunhamos de recursos para que as Prefeituras oferecessem qualidade de vida aos seus Munícipes.
Temos os Beneficiários do Bolsa Família e Desempregados,em os tornando Cooperados, provavelmente terão uma renda,mas não serão inscritos na CLT, o que acreditamos os faça poderem exercer a condição de Cooperados,sem perder o direito ao Bolsa Família.
As secretarias das Prefeituras seriam incumbidas de orientar as Cooperativas que poderiam ser mais de uma, vinculadas as secretarias de maior conveniência ,onde a formalização já caberia a Secretaria de Negócios Jurídicos .
As Prefeituras poderiam se valer da mão de obra dos Cooperados em muitas melhorias, em detrimento de gastos vultuosos com empreiteiras.
Imaginamos obras necessárias a Urbanização das Cidades,como calçamento, e implantação de mudas de árvores,
Arrendamento de Terras em torno do Município,para produção de hortifrutigranjeiros.
Criação de Viveiro de mudas de árvores de preferência frutíferas para a cidade e residências dos Munícipes.
Criação de Mercado Municipal.
Pomares Urbanos à População para Alimentação e Lazer.
Implantação de Áreas Esportivas e Quadras pela cidade e Escolas .
Criação de restaurante Popular
Implantação de Asilos e Creches.
Seria de grande valia nessas implantações das Cooperativas recursos governamentais,mas após a implantação elas se tornarão rentáveis.
Temos uma potencial Força de Trabalho,que inserida em Cooperativas de forma opcional e que dados os trabalhos a serem efetuados, ficará inatingível até mesmo por consequências profissionais que a Inteligência Artificial possa inferir.