Vacina contra a Cárie, solução para um problema de Saúde Pública,na maioria dos países, inclusive nos industrializados
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),a cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes do mundo é a doença crônica não transmissível, mais comum globalmente.
Os problemas bucais podem ter impacto na saúde de maneira geral.
A saúde bucal está diretamente relacionada à qualidade de vida,bem estar e a saúde geral do indivíduo.
A cárie não tratada a tempo ,leva a perda dentária, situação esta que repercute no bem estar emocional do paciente, além de debilitar a aparência e algumas atividades cotidianas.
No Brasil a cárie afeta mais de 50% das crianças de até 5 anos, aproximadamente 80% dos adolescentes e quase 100% da população adulta.
Acreditamos que existem pesquisas em busca de uma vacina contra a cárie por todo o Planeta.
No Brasil,recordamos notícia de uma pesquisa de vacina contra cárie bem sucedida de décadas atrás,em que já se apresentava a vacina,feita por uma Faculdade de Odontologia de Curitiba,Paraná.
Levantamento atual nas mídias não relata a notícia dessa vacina,mas acreditamos que moradores de Curitiba,recordam do fato e possam oferecer mais detalhes,pois seria de suma importância podemos valer dessa pesquisa.
Existem dificuldades na elaboração de uma vacina contra a cárie,em razão de vacina atuar pelo sangue,no caso da cárie temos uma infecção causada por bactérias que ficam locadas no esmalte dos dentes,dessa forma a proteção através da vacina,teria que ser na produção de anticorpos na saliva.
A CORONAVAC,vacina contra a COVID – 19,induz produção de anti corpos na saliva.
Hoje dispomos da Inteligência Artificial,que pode desempenhar um papel crucial em diversas etapas dessa pesquisa, acelerando o processo de descoberta e otimizando os resultados.
Algumas das aplicações da Inteligência Artificial nesse contexto incluem :
– Analise de dados genômicos e proteômicos.
-Desenvolvimento de modelos produtivos.
-Otimização de formulações.
-Desenvolvimento de novos adjuvantes.
-Simulações moleculares.
Dessa forma acreditamos que a Inteligência Artificial tem o potencial de transformar a pesquisa de vacina contra cárie, tornando-a mais rápida, eficiente e precisa