Adoção de Salário Mínimo Constitucional para abdicarmos do Estado de Pobreza

27 de February de 2024 0 By focusbest

O Estado de Pobreza é institucionalizado com Salário Mínimo que não supra as necessidades básicas da família do trabalhador.


Pobreza é um estado em que o indivíduo não consegue os meios necessários para sua manutenção e de acordo com a Constituição de 1.988,o salário mínimo inadequado é Inconstitucional.

– Art’ 7′-São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhora de sua condição social:
/…/
IV- Salário Mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e as de sua família,com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social com reajustes periódicos que lhe preserve o poder aquisitivo sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

Na atualidade,60% da população brasileira recebe um salário mínimo e por volta de 15% da população o Bolsa Família.


Em estando o salário mínimo não atendendo as necessidades do trabalhador e sendo portanto inconstitucional,concluímos que o percentual da população que o recebe,mais o percentual que recebe o bolsa família,soma 75% da população,em sendo assim concluímos que vivemos num Estado de Pobreza, conceituada como estrutural.


A preocupação em aumentar a renda do trabalhador está vinculada a possibilidade de inflação.
A inflação é ocasionada pela demanda ou abuso financeiro,nos cabe criar condições de produzir excedentes de produção nos itens que a causam, basicamente, alimentação e bens duráveis.
Utilizando recursos do depósito compulsório, poderíamos incentivar a produção agrícola, principalmente aos que ainda dependemos de importação,como o trigo.


O depósito compulsório estaria gerando riquezas,evitando inflação,possibilitando o aumento do salário mínimo e criando empregos. Bens duráveis,advindo a perspectiva de aumento de consumo,as indústrias tendem a investir mais para aumentar a produção.Há possibilidade de instalação de novas indústrias,que proporcionaria mais empregabilidade.


O salário mínimo teria uma projeção de aumento gradual .


Quanto a quem disporia à pagar esses aumentos do salário mínimo:
As grandes empresas nacionais,diante do grande faturamento que obtém, não teriam dificuldade.
As multinacionais tem um entendimento mais adequado das necessidades de seus colaboradores,já oferecem melhores salários.


As pequenas empresas,poderiam ter alguma vantagem tributária e financeira podendo se valer de juros menores, utilizando recursos do depósito compulsório.


Em verdade todas as empresas teriam ganhos com o aumento de renda do trabalhador,haja visto que aumento de vendas implica em lucro maior. O dinheiro ajuda as pessoas a saírem da pobreza, facilitando a sua vida e diminuindo a possibilidade de tristeza.