Aos Moradores de Rua, Praça para Deleite e Retomada, uma opção de acolhimento
O termo correto relativo ao morador de rua é
pessoa em situação de rua,pois entende-se que essa condição de estar vivendo nas ruas é uma situação temporária.
Ciências, médicas,sociais e econômicas nos dão explicações do que leva pessoas à condição de optar ou necessitar morar na rua.
De outra parte,acreditamos que as pessoas em situação de rua têm esperança de realmente retirar-se da moradia nas ruas.
Pensamos na possibilidade mais efetiva desse fato se concretizar.
Sabemos das dificuldades de pessoas egressas de outros países,os refugiados,os de reclusão, os de clínicas de tratamento para dependentes de substâncias químicas e os de clínicas de tratamento psiquiátrico,muitas vezes se vêm sem recursos financeiros,de moradia e de acolhimento familiar,sem opções só lhes resta o caminho das ruas
Teríamos que suprir algumas carências dessas pessoas, como alimentação,moradia,lazer,para supridas essas necessidades mais básicas,pudessem almejar trabalho e retomada de laços familiares.
Muitas áreas desocupadas em torno das cidades,poderiam ser utilizadas para o que podemos denominar de Praça para Deleite e Retomada.
Nessa praça, que poderia ser de projeto de arquiteto, disporiamos de arborização,quiosques,bancos,fontes de água, café e um palco ,pois muitos desses moradores têm dons artísticos o que possibilitaria entretenimento aos moradores .
Nesse espaço teremos prédio para moradia, refeitório,lavanderia e administração.
Contariamos com profissionais de assistência social, psicólogo, técnico de informática e advogado,incumbidos de munir os moradores de preceitos de cidadãos ansiosos para atingir novos objetivos na vida.
Cuidados médicos,seria usada a rede pública das cidades, bem como matrícula nos cursos profissionalizantes do Sistema S,Senac,Sesi,Senai, necessários para capacitação profissional.
Os próprios moradores seriam treinados para manutenção da Praça,podendo trabalhar de forma remunerada na arrumação do alojamento,na cozinha,na lavanderia,no café nos jardins nos receptivos e onde mais pudessem ser úteis.
Essa Praça de Deleite e Retomada poderia ser implementada pelas Prefeituras,que poderia dispor de recursos próprios,de governos ,estadual e federal .
A lei Rouanet de Incentivo a Cultura é um paradigma legal à ser considerado à essa sugestão,pois dessa forma poderia-se contar
com incentivos fiscais para essa proposição.
Seria um bom investimento humanitário da parte dos bancos internacionais de Fomento.
Contribuições dos super ricos,seriam de grande valia.
Considerando todos os custos,entendemos serem de baixo valor ,pois disporiamos de alguns poucos contratados e mais a despesa de alimentação,que inclui café ou chá à ser oferecidos aos moradores.
Nessa Praça para Deleite e Retomada,as pessoas terão um endereço,o que os tornará passíveis de serem encontrados por familiares e empregadores .